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Saneamento deve ser prioridade

Saneamento deve ser prioridade

Luiz Roberto Gravina Pladevall (*)

Relat贸rio do Tribunal de Contas da Uni茫o (TCU), divulgado recentemente, aponta algumas das mazelas que v锚m afetando a implanta莽茫o do saneamento b谩sico no pa铆s. O documento referente a auditoria realizada entre janeiro e junho de 2014 avaliou a situa莽茫o e a gest茫o das obras realizadas no programa Servi莽os Urbanos de 脕gua e Esgoto do Minist茅rio das Cidades. No total, foram investidos R$ 10,4 bilh玫es em 491 contratos de repasses firmados pelo minist茅rio entre 2007 e 2011. Este documento relata a inefici锚ncia no processo de implanta莽茫o e efetiva aplica莽茫o dos recursos p煤blicos onde, do total previsto, apenas 58 contratos foram conclu铆dos (11,81%), com o investimento somente de R$ 587 milh玫es (5,64 %).

Apesar das recomenda莽玫es estarem direcionadas para um conjunto espec铆fico de contratos analisados, as conclus玫es do TCU servem de par芒metro para analisar a forma como governo vem contratando obras e refor莽am a necessidade de melhorar a gest茫o desse programa com mudan莽as profundas no seu planejamento.

O documento aponta, por exemplo, que para concluir projetos de qualidade 茅 preciso tamb茅m fazer uma contrata莽茫o com todos os requisitos t茅cnicos necess谩rios. E por isso, 茅 preciso investir recursos nesse quesito. O texto do TCU especifica que 鈥... ser茫o mantidas as recomenda莽玫es de intensificar a destina莽茫o de recursos do OGU [Or莽amento Geral da Uni茫o] para a elabora莽茫o de projetos e para que o Minist茅rio das Cidades e a Caixa prevejam, dentro da estrutura t茅cnica hoje existente, mecanismos de apoio aos estados e munic铆pios nas atividades relacionadas, dentro outros, 脿 contrata莽茫o e fiscaliza莽茫o dos contratos destinados a elabora莽茫o de projetos de engenharia鈥.

Outra recomenda莽茫o essencial do Tribunal est谩 na esfera da qualidade dos projetos e documentos antes do in铆cio das obras. Diz o texto: 鈥淩essalte-se, pois, uma vez mais, a import芒ncia que a obra ao iniciar conte com elementos t茅cnicos adequados que permitam o desenvolvimento 谩gil do cronograma, diminuindo o tempo entre o desembolso dos recursos e os benef铆cios 脿 popula莽茫o鈥.

O genoma de um empreendimento 茅 o seu projeto e, se ele n茫o 茅 elaborado de forma correta, vai apresentar problemas futuros. O projeto de engenharia 茅 respons谩vel pela qualidade da obra implantada e tamb茅m pela defini莽茫o dos custos de opera莽茫o e manuten莽茫o do empreendimento. Ao longo da vida 煤til de um empreendimento, estes custos de opera莽茫o e manuten莽茫o podem simplesmente inviabilizar a utiliza莽茫o do investimento realizado. A responsabilidade do Minist茅rio das Cidades 茅 enorme, pois 茅 o 贸rg茫o respons谩vel pela valida莽茫o dos processos de contrata莽茫o das empresas projetistas.

O governo precisa contratar projetos de qualidade, caso contr谩rio, vamos continuar convivendo com atrasos e paralisa莽玫es de obras. Isso reflete diretamente na execu莽茫o do Plansab (Plano Nacional de Saneamento B谩sico). Elaborado em 2007, o plano prev锚 uma m茅dia de investimentos de R$ 15 bilh玫es por ano para alcan莽ar a universaliza莽茫o dos servi莽os b谩sicos at茅 2033, mas os recursos aplicados no setor no per铆odo 2010-2014 somam apenas R$ 10 bilh玫es/ano. Nesse ritmo, atingiremos as metas do Plansab apenas em 2050.

Os impactos do atraso afetam diretamente a popula莽茫o brasileira. O relat贸rio da OMS (Organiza莽茫o Mundial da Sa煤de) de 2014 aponta que para cada US$ 1 investido em saneamento, alcan莽amos uma economia de US$ 4,30 no sistema de sa煤de. Um planejamento adequado pode melhorar a qualidade de vida do brasileiro. Por isso, n茫o podemos deixar um legado de incompet锚ncia como heran莽a para as futuras gera莽玫es.

(*) Luiz Roberto Gravina Pladevall, presidente da Apecs (Associa莽茫o Paulista de Empresas de Consultoria e Servi莽os em Saneamento e Meio Ambiente)

Informa莽玫es Clipping

Confira o clipping das not铆cias da Apecs.

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